• bloom

Mar Aberto - Saúde da Mulher e do Oceano | Como foi?

Em um mês especial, uma edição especial: Mar Aberto - Saúde da Mulher e do Oceano.


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 10 de março, tivemos mais uma edição do Mar Aberto!



Para quem ainda não conhece, o Mar Aberto é um evento onde damos espaço para conversas significativas e potentes emergirem. No ano passado tivemos a primeira edição, onde conversamos sobre carreira e autoconhecimento nas ciências do mar (você pode saber mais aqui). Todo processo é inspirado na metodologia Open Space, ou Espaço Aberto, que de maneira simples pode ser entendida como uma ferramenta para abordagem de encontros que auxilia na estruturação de processos coletivos de decisão e construção. Contamos tudo sobre ela aqui.


Bom, feitas as devidas apresentações, vamos ao assunto de hoje!


Na segunda edição do Mar Aberto celebramos a conexão da saúde da mulher e do oceano. Ai ai, vou contar para vocês que foi um evento muito gostoso de planejar, desde as primeiras reuniões nossa equipe estava “meu deus, vai ser muito legal, não vejo a horaaa!”.



Sabemos que lugares seguros, acolhedores e intimistas para falarmos com tranquilidade sobre a saúde da mulher e o “ser mulher” ainda são escassos ou desconhecidos pela maioria de nós. Inclusive, temos tido tempo ou disposição para isso no último ano? Foi pensando nessa e em outras questões que abrimos este espaço com a proposta de reunir mulheres para conversarmos sobre saúde e bem-estar da mulher e como, de alguma forma, nas suas mais infinitas e variadas formas, ela se conecta com a saúde do oceano.


Já pensou nisso?


Para compormos esse espaço nós tivemos quatro âncoras que colocaram em pauta os seguintes assuntos:


  • Camilla com o tema “Um oceano de curas ancestrais, individuais e planetárias”

  • Priscilla com o tema “Como nutrir nosso oceano interior?”

  • Bárbara com o tema “Por amar muito o mar, é que cuido da terra”

  • Jessica com tema “Impactos e Benefícios: cosméticos naturais e sintéticos e a saúde do Todo”


Curtiu? De qual roda você participaria se o Mar Aberto estivesse acontecendo agora?


Quem esteve no Mar Aberto?


Nos eventos da bloom sempre gostamos de saber um pouco mais sobre o público que está presente e dividindo aquele momento conosco. Neste Mar Aberto não foi diferente, lançamos algumas enquetes para conhecer a galera e agora compartilhamos o resultado com vocês:


Como era de se esperar, nesse Mar Aberto tivemos a presença predominante das mulheres (95%). Aqui é válido dizer que nós não limitamos as inscrições por gênero, homens também eram bem-vindos.



A faixa etária que mais teve representatividade foi a dos 25 a 29 anos, cerca de 33% dos presentes.



Cerca de 27% têm ensino superior completo.



Mais da metade (65%) se identifica como branca.


E a maioria reside na região sudeste (71%).


O que emergiu durante o Mar Aberto?


Sabemos que esses relatos nunca serão capazes de transmitir o que rola no ao vivo e a cores (e essa nem é a nossa intenção), e que a presença (ou não) de um indivíduo pode transformar completamente a dinâmica de um espaço tão fluído como é o Mar Aberto. E não falamos isso atribuindo uma carga positiva ou negativa, mas entendemos que os indivíduos, suas vivências e contribuições são únicas, e que juntos construímos momentos únicos, não é mesmo?!


De qualquer forma, gostamos sempre de fazer uma colheita, um registro do que rolou. Seja para consultar uma dica que esquecemos de anotar na hora, ou para nos reconectarmos com o momento em uma situação futura, ou ainda para estimular ainda mais reflexões e discussões sobre o assunto, e até mesmo para poder dar o gostinho para quem não esteve presente.


Nesta edição do Mar Aberto trabalhamos com um painel virtual de post-its. Não tinha muita regra, cada um era livre para colar o post-it com o conteúdo que quisesse. Vejam só o que foi construído em cada roda:













O que achou dos nossos painéis?


Se você esteve no Mar Aberto, como foi olhar para eles novamente?


Se você não esteve no Mar Aberto, o que achou do conteúdo? Conseguiu aproveitar alguma dica, se interessou por algum tema ou ficou com vontade de conhecer mais de perto alguma das nossas âncoras maravilhosas?


Contem para nós aqui nos comentários! Ficaremos felizes em saber 😊


Aliás, nos contem outra coisa também: qual tema ou assunto você gostaria que fosse abordado em uma próxima edição do Mar Aberto? 🤔


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BLOOM - AGÊNCIA DE MUDANCA PARA OS OCEANOS

CNPJ: 37.357.766/0001-38

RUA ABIAIL DO AMARAL CARNEIRO, 191, ENSEADA DO SUA, SALA 502 EDIF ARABICA. 29050-535. VITÓRIA - ES

Política de Reembolso | Contato para dúvidas: falacomigobloom@gmail.com

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco