• bloom

A bloom digievoluiu!

Se você não foi uma criança nos anos 90, é provável que você não entendeu a referência do nosso título 😕 mas não tem problema, vamos te explicar: depois de algum tempo na estrada, a estrutura e os serviços da bloom mudaram e hoje nós viemos te contar tudo o que fazemos e como organizamos as coisas aqui dentro atualmente. Borá lá?


gif

Vamos começar com o bloom.facilita


No bloom.facilita, como o próprio nome já dá uma pista, nós focamos em oferecer processos de facilitação e mediação. Trabalhamos com a criação de estratégias, desenho de processos participativos e gestão de inteligência coletiva. Utilizamos metodologias e ferramentas que podem transformar sua experiência com coletivos, reuniões, seminários, eventos, planejamentos e processos de construção de projetos.


Com a chegada da pandemia, as demandas relacionadas à organização e gestão de eventos online cresceram muito e este tem sido um ponto de destaque dentro deste braço. Alguns projetos fresquinhos do facilita são o evento “Cidades e Assentamentos Humanos Inclusivos, Seguros, Resilientes e Sustentáveis: Antes, Durante e Depois da Pandemia” com o Programa Agenda 2030, UERJ na Agenda 2030 e o workshop "Empowering Traditional Communities in the Brazilian Coastal Zone to Adapt to the Climate Crisis".


Principalmente nessa parte de eventos, é muito comum o bloom.facilita trabalhar junto com o bloom.studio


O bloom.studio é o nosso espaço criativo para comunicação. Gostamos de dizer que nós queremos te ajudar a contar a história da sua ideia. do melhor jeito possível, para as pessoas que precisam ouví-la. E que ideia é essa? Pode ser QUALQUER coisa que esteja aí na sua cachola.


Sabemos que as ciências do mar e ambientais podem ser áreas muito técnicas e acadêmicas, e que por muitas vezes é difícil se livrar dos termos técnicos e dos slides chatos. Por outro lado, sabemos também que você está produzindo conteúdo sobre o oceano e quer comunicar essa informação para a sociedade, para os tomadores de decisão, para pesquisadores e até para a sua avó (por que não?) de uma forma bonita, criativa e interessante.


E é aí que a gente entra!


Munidos de muito repertório, criatividade, vontade de inovar e conhecimento técnico, nós te damos uma mãozinha na hora de criar a sua identidade visual, elaborar o site do seu projeto ou da sua empresa, criar apresentações mais impactantes e transformar o seu textão em livros, relatórios ou infográficos atrativos e que realmente dão vontade de ler.


Para exemplificar tudo isso, no studio nós já trabalhamos com a produção de vídeo para o Painel Mar e o Projeto Pro Toninhas, com a produção de site para o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná e uma série de podcast para o projeto de pesquisa MacroAmb.


Mas você achou que era só isso? Achou errado! Um novo e recente espaço se desenvolveu e ganhou vida dentro do studio: o data.bloom.


Mantemos a pegada da comunicação e do impacto, mas aqui é onde nós trabalhamos dados, dados e mais dados! Sabe aquela planilha de excel com infinitas linhas? “Como traduzir isso, meu Deus, como visualizar esses dados?” - aposto que você já pensou algo do tipo!


Aqui a gente faz estruturação, tratamento, sistematização e visualização de dados desenvolvidos em plataforma única e online, o Power BI. Independente de qual seja o seu projeto, é fundamental que a tomada de decisões importantes seja baseada em indicadores, sejam eles econômicos, sociais, ambientais… Por isso, o monitoramento desses dados de uma maneira fácil e atrativa é essencial!


Nosso primeiro projeto já está em fase de finalização e estamos ansiosas para logo poder mostrar tudo para vocês. Vale ressaltar também que o data.bloom é uma parceria entre bloom e Kalima 💙


Agora vamos para o bloom.colab!


Esse é o braço mais “abertão” da bloom, não tem nem muito o que falar. Nós gostamos e acreditamos tanto na colaboração que ela praticamente ganhou vida através do bloom.colab, um espaço para inovação colaborativa para projetos e iniciativas que trabalhem de alguma forma com a conservação do oceano.


Nosso objetivo é tornar o ecossistema das ciências do mar mais colaborativo e eficiente. Você vem com o que tem de melhor, a bloom se junta também com o que tem de melhor para oferecer e juntos damos vida a um projeto único.


No colab nós já nos unimos com a Liga das Mulheres pelos Oceanos na campanha #agenteLIGAparaooceano e com a Route na correalização do The Ocean Day, em 2020.


Por fim, mas de forma nenhuma menos importante, nós temos a comunidade de aprendizagem!


Já estava sentindo falta da Jornada Motriz, do Colaboramar e dos eventinhos? É dentro dessa comunidade que eles acontecem. A comunidade de aprendizagem é como se fosse a nossa escola, nela estão reunidos todos os nossos cursos e eventos autorais. Ou seja, a própria Jornada Motriz e Colaboramar, como já comentamos, e também o Festival Motriz e o Mar Aberto.


É neste espaço que temos maior contato com os indivíduos por trás das ações, projetos e empresas. Acreditamos que para tocar tudo isso precisamos de boas lideranças. Então, pensamos “que tal reunirmos um monte de gente que faz o bem, que está engajado em causas globais, preocupado com questões socioambientais para nos fortalecermos?”


E foi assim que nasceu a comunidade de aprendizagem, um espaço que conta com diálogos e discussões, ciclos de conteúdos para ensino e aprendizado, jornada de desenvolvimento pessoal e profissional e cursos e treinamentos para equipes.


Inclusive, nesse semestre teve mais uma turma da Jornada Motriz! Se você está chegando agora, a Jornada Motriz é um programa autoral da bloom, o primeiro programa de desenvolvimento pessoal e profissional para profissionais das ciências do mar e ambientais.


Ela nasceu lá em 2019, ainda com o nome “Programa bloom.motriz”, trazendo ao longo de três meses, em uma série de seis encontros, uma vivência que começa com um olhar para dentro, analisando algumas questões pessoais, encontrando o nosso “eu” e o “profissional” que há em nós e finalizando com estratégias e um plano de carreira para entregarmos o melhor de nós para esse mundão que tanto precisa.


Realizamos a primeira edição online com duas turmas, fizemos versões presenciais, versões exclusivas para grupos e depois de vários feedbacks, chegamos em 2021 nos perguntando: será que conseguimos deixar a Jornada mais compacta, de forma que nos permita replicá-la mais vezes ao ano e deixar os valores mais acessíveis? Sentimos que sim, que poderíamos seguir esse caminho. E aí a Jornada Motriz evoluiu mais uma vez, e hoje acontece no formato que chamamos por aqui de Pocket!


O conteúdo ainda é o mesmo, as idealizadoras e facilitadoras também, mas agora nossos encontros são em três dias, com três horas cada, e correspondem a três módulos: 🤿Mergulhar, 🧘‍♀️Sentir e 🏄‍♀️Emergir⁣, com uma carga horária de 9 horas ao vivo mais conteúdos extras.

Deu para entender um pouquinho mais da bloom? Você já conhecia todos os nossos produtos e serviços? Já participou de algo da nossa Comunidade de Aprendizagem?


Conta para a gente nos comentários!


Aah! Para o próximo semestre tem turma prevista para a Jornada Motriz e o Colaboramar, tem Festival Motriz sendo planejado e tudo mais! Para ficar por dentro segue a gente no Instagram: @bloom.ocean


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo