3 dicas para bons profissionais sobreviverem ao apocalipse!

Não dá para negar que estamos vivendo uma baita convergência de crises múltiplas em nossa realidade. É o tal MUNDO VUCA, como os corporativos gostam de desenhar: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.


Em outras palavras, está acontecendo quase um apocalipse por aí e ninguém sabe muito bem como lidar com isso. Alguns, mais corajosos, dizem que estão dando conta do recado, ou fingindo que dão conta, vai saber?!


Gosto de imaginar que está todo mundo em um mar aberto, no meio de uma tempestade imensa sem saber como fomos parar ali (ou, convenhamos, fingindo que não sabemos) e sem ter muita ideia do caminho de como sair dali — se é mesmo que existe uma saída.


Ser um profissional nessa era em que, como diz nosso amigo Bauman, “a única certeza que temos é a da incerteza” tem sido uma grande sobrevivência.


A Bloom é uma agência de mudança para pessoas, projetos e negócios ligados à ciência do mar. Por aqui a gente tem percebido que trabalhar na busca pela saúde do planeta é quase uma missão apocalíptica.


Como não temos superpoderes e ainda somos seres humanos, a gente aqui da Bloom juntou uma galera que está na linha de frente do apocalipse, para pensar e cocriar um manual de sobrevivência que tem o objetivo de ajudar outros profissionais a sobreviverem às ondas gigantescas que estão se formando nesse marzão.


Decidimos, então, compartilhar um pouco da nossa experiência, mostrando algumas práticas simples e efetivas que podem te ajudar nessa jornada!


1 - ATÉ OS PEIXES DORMEM



Comecemos então com a ditadura da produtividade, a rejeição do tédio, a ansiedade de se achar na missão de mudar o mundo o tempo todo, por todos os lados… Acredite, nada disso vai te ajudar a ficar firme no barco.


Então, se permita desacelerar!


Não é sua responsabilidade salvar o mundo inteiro. Aja local e comece dando conta de tentar mudar apenas aquilo que está a sua volta.


No apocalipse, tempo é o bem mais precioso que você pode ter. Então cuide e se empodere dele, não permita se afogar em demandas e projetos, tire um tempo para viver e dormir — Você sabia que até os peixes dormem?


2. ADAPTE-SE COMO UM POLVO (ou como a água)



A gente adora fazer metáforas com o mar! Adaptação é uma das palavras-chaves para a sobrevivência de um profissional do apocalipse.


Ter que lidar com as mudanças climáticas, a superexploração de recursos naturais, a poluição por plástico, pandemia, vida pessoal, mexer o corpinho e ter momentos de lazer e autocuidado é uma ilusão. É como fazer malabarismo com águas vivas VIVAS! Dói, machuca, afeta a saúde e é impossível levar.


Entenda a sua rotina e seus objetivos e crie mecanismos para adaptar e organizar tudo isso em um sistema flexível e coerente com seus limites pessoais.


Não se esqueça, adaptação e assertividade estão lado a lado.


A água se adapta dependendo do recipiente em que é colocada ou do ambiente em que está. Assim como o polvo que se adapta ao ambiente em que está inserido para fugir de predadores. Adapte os seus objetivos ao seu ritmo para sobreviver!


3. SIMBIOSE É TUDO NA NATUREZA



Nos sistemas naturais, os organismos fazem de tudo para manter o ecossistema em equilíbrio ecológico. Mas isso só é possível porque o trabalho colaborativo corre solto por lá.


Já que nossa vivência no apocalipse é compartilhada, por que não compartilhar estratégias de solução? Por que não unir forças?


A colaboração pode ser uma chave importante para sobreviver no futuro de incertezas, já que estamos todos juntos neste Planeta redondo.



Se você se identificou com essa confusão apocalíptica e quer saber mais sobre, a Bloom fez uma simbiose, um processo colaborativo com mais de 20 profissionais do apocalipse, e montou um manual para sobrevivência, que você pode ter acesso gratuitamente clicando aqui.


Se ao ler esse texto e o manual, sentiu um afobamento, temos alguns programas na Bloom que podem dar uma acalmada no coração, mas dá uma balançada na mente, não vamos mentir.


As dicas para você são a Jornada Motriz, Colaborarmar e o Mar Aberto (que neste momento está com inscrições abertas - clica aqui!), que são metodologias autorais e momentos de encontros para aliviar a pressão de viver o apocalipse.


Nos acompanhe e compartilhe seus devaneios e ideias com a gente. 😄

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Profissional do Apocalipse Awards

Para celebrar o dia do trabalho, nós convidamos os profissionais do apocalipse para compartilhar com a gente alguns perrengues de trabalho. Nessa data tão simbólica nós precisávamos exaltar aqueles qu